Chá
contra as gordurasUma xícara de chá após o almoço
e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição
rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos. De acordo
com estudos realizados na Universidade de medicina de Tóquio, no Japão,
quando a pessoa consome alimentos gordurosos, o nível de lipídios no
sangue aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam
enrijecimento e constrição temporária dos vasos sangüíneos, principalmente
em quem já tem doenças cardiovasculares. “Os antioxidantes do chá
ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e
a promover um fluxo sangüíneo saudável”, afirma o pesquisador Yoshikazu
Takanami. Foram pesquisados dois grupos de pessoas, consumindo uma
refeição rica em gordura. O primeiro grupo ingeria água após as refeições
e o segundo grupo chá preto. A pesquisa foi realizada com pessoas de
21 a 38 anos, saudáveis. O resultado foi que o grupo dois, que bebeu
chá preto, mostrou um fluxo sangüíneo maior no antebraço. “Isso sugere
que os antioxidantes da bebida ajudaram a manter o funcionamento dos
vasos”, diz Takanami. Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues,
o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão
ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade
(que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade. O
consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como
da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita
a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado,
onde poderão ser destruídas, prevenindo o deposito nas artérias.

Fonte: Yahoo.com - bem-estar
|